quarta-feira, 13 de junho de 2007

Protocolo de Kyoto contraria a Agenda 21




O Rio de Janeiro foi, em 1992, a sede da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, reunião que ficou popularmente conhecida como Rio 92.
O objetivo do encontro foi aliar o crescimento econômico a um modelo de desenvolvimento sustentável. Participaram da conferência 175 países, que firmaram um documento chamado Agenda 21, aprovado pela esmagadora maioria (168 países).
Este documento está dividido em quatro seções principais. Os principais assuntos abordados são as políticas internacionais que poderiam promover um desenvolvimento econômico sustentável, compatível com a preservação ecológica; e a administração responsável dos recursos e insumos necessários para a produção econômica.
As ONG´s desempenham um papel fundamental de fiscalização para o cumprimento da Agenda firmada na Rio 92.
Em 1997, na cidade de Nova Iorque, realizou-se uma assembléia a fim de avaliar os 5 primeiros anos da Agenda 21. Neste encontro, os países reiteraram o compromisso firmado na conferência anterior.
Diferentemente da Agenda 21, o Protocolo de Kyoto não obteve o mesmo sucesso. Este documento visa a reduzir a emissão de gases poluentes causadores do efeito estufa. Entretanto, países como Estados Unidos e China, grandes poluidores do meio ambiente, não aceitaram as metas estipuladas.
Portanto, o compromisso firmado no Rio de Janeiro e a dificuldade de aprovação do protocolo de Kyoto, impedem que o desenvolvimento sustentável seja cumprido à risca.

Nenhum comentário: